Valesca Popozuda: Grande Pensadora Contemporânea

Escrito por Leila Ribeiro.

Você conhece o professor Antônio Kubitschek, que em uma sexta-feira de prova, resolveu colocar um trecho da música "Beijinho no ombro" da funkeira Valesca Popozuda na sua avaliação de Filosofia? Acho que não.

Isso foi parar na internet e aí, já viu, virou polêmica porque o professor ~sem noção~ chamou uma FUNKEIRA de "grande pensadora contemporânea". Mas como isso pode acontecer em uma PROVA? Que absurdo! E Platão? E Sócrates? E nós - mestres, doutores, pós-doutores - da Academia? ABSURDO!

Apenas lembrando que ele é professor de Filosofia. Apenas. ‪

Depois de ler várias reportagens tendenciosas a demonizar o professor, dei um Google e descobri onde encontrá-lo - Centro de Ensino Médio 3 em Taguatinga Sul (Brasília) - e fui até lá. Tinha Band, Record, Globo e eu, a ~blogueira~.

Enquanto uma fofa da Record tirava onda de "eu sou mega esperta" porque tinha me passado para trás na fila de espera (sim, tinha uma fila!), eu bati um bapo com dois ex-alunos mega fofos, a Lorena Cristina e o Lucas Felipe, os quais vão à escola TODO dia. Por que? "É um ambiente muito bom. Não conseguimos ficar sem vir aqui".

E nessa conversa descobri que a escola tem projetos super criativos, inovadores e sustentáveis. A Lorena me contava (e mostrava!), com todo orgulho do mundo, sobre o auditório incrível que eles (alunos, pais e escola) conseguiram revitalizar com cadeiras estilo cinema, tablado, ar condicionado e sistema de iluminação. Ao mesmo tempo, Lucas contava super empolgado sobre os projetos de Literatura que envolviam Artes Cênicas para motivar os alunos à leitura dos livros obrigatórios do PAS (Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília – UnB).

A escola era simplesmente linda, colorida e toda trabalhada na simpatia porque, olha, fui muito bem recepcionada por todos com quem conversei.

Para mostrar quanto conhecimento essa escola produz, nada melhor que usar o super "popo" da Popozuda. Não, pera... só a blogueira de educação aqui que prestou atenção nessas ~bobagens~, porque a grande imprensa, que estava toda reunida por lá, só queria saber mesmo quantos alunos acertaram a duvidosa questão.

E se você AINDA acha que a prova ~polêmica~ com o trecho da Valesca Popozuda é ridícula e o professor uma vergonha alheia, apenas digo: sabe de nada, inocente!


 

Pin It

Comentários  

 
-9 # Esse é o nível dos professores brasileirosWilson 09-04-2014 13:24
Esse é o nível dos professores do nosso querido Brasil e dessa forma, não podemos esperar muito dos alunos. Talvez ele acredite que a tal "popozuda" é uma "grande pensadora contemporânea" por desconhecer a literatura brasileira. Que pena, o ensino no país vai de mal a pior por conta da qualidade desse "grande professor contemporâneo".
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+7 # Esse é o nível dos comentadores...Darlana 10-04-2014 08:59
Larga de chatice seu Wilson, o senhor realmente viu o vídeo? Viu o número de projetos que a escola realiza? Pare de achar que a escola tem que tratar só de Machado de Assis e Chico Buarque... Vamos jogar bosta na Geni então...
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # Nível baixo dos professoresLucy 11-04-2014 12:49
Concordo com vc Wilson. Esse professor não passa de um descomprometido com a educação. Como professor de filosofia deveria levar os alunos a pensar, a entender o mundo e aos valores éticos da humanidade. Cultura da televisão reforçada em uma prova? Absurdo. Infelizmente ele não consegue dar boas aulas como o professor Clóvis Barros, desmerece nossos alunos e deprecia a educação da excelência da filosofia. Infelizmente é nossa realidade: uma desclassificada como Valesca Popozuda ser referenciada em uma prova como pensadora, seja isso ironia ou não. Realmente triste.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+3 # Exercício de ousadia...Maria Helena 10-04-2014 00:03
Gostei muito de ouvir o professora por trás da questão da prova e de ouvir a imprensa fora da caixinha.
Exercício de coragem do professor, apesar do risco da exposição. Acho interessante no cotidiano, ouvir as pessoas fazendo críticas vorazes à determinadas emissoras, mas sabem toda a programação, a vestimenta, as escolhas e piadinhas de todas as novelas...
Parabéns Leila!!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # RE: Valesca Popozuda: Grande Pensadora ContemporâneaRaquel 10-04-2014 00:36
Intenção boa, aplicada de forma incorreta! Professor, te daria o maior apoio se você não tivesse utilizado como instrumento a prova objetiva~ marque uma letra! escolha a opção...e escolha uma questão de uma música que qual valor traz? Eu queria vê-lo provocar o aluno a escrever sobre... Aí sim, seria nota mil! Você trabalharia o contexto do aluno e o instigaria ao desenvolvimento crítico. A discussão provocada entre os educadores foi show!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # Enfim alguém deu importância a nossa escola!!!Lígia Perdigão Frago 11-04-2014 20:58
Leila boa noite! Não sei se vai lembrar, mas foi comigo que você ficou conversando na entrada, enquanto esperava o professor. Sou professora readaptada do CEM 03 , escola em questão, que apesar de tantos projetos maravilhosos nunca havia sido tão evidenciada. Queria muito agradecer pelas palavras maravilhosas sobre nossa escola. Você com toda sua simplicidade conseguiu enxergar o que todas as outras emissoras não conseguiram, e olha que foram muitas! A nossa escola é realmente especial, lá a maioria dos professores realmente abraçam a profissão escolhida. Por isso acontecem vários projetos como: gincanas,amostr as, festas.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # Enfim alguém deu importância a nossa escola!!!Lígia Perdigão Frago 11-04-2014 21:01
O carro chefe dos projetos e o que os alunos mais gostam e participam, é o Literatura em Cena, onde ao contrário do que o Sr. Wilson do comentário acima postou, os alunos conhecem vários escritores brasileiros, como: Ariano Suassuna , Nelson Rodrigues, Chico Buarque, Paulo Pontes, Machado de Assis, Frederico G. Lorca, Jorge Amado, entre outros, adaptando os seus textos para a realidade dos alunos, através da arte cênica. Queria aproveitar e deixar o convite para você Leila e a todos que tenham curiosidade de conhecer o CEM 03. Obrigada!
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar